Se tem por hábito cuidar exaustivamente do seu jardim? Entre regar diariamente as suas plantas, podá-las, e todas as outras tarefas de cultivo que exigem de si uma atenção reforçada, o trabalho de jardim pode ser por vezes cansativo.
Quando vai de férias ou deixa a casa por uns dias começa automaticamente a pensar quem poderá cuidar da sua horta? Sabemos como isso é, muitas vezes não temos a quem recorrer e é sempre uma grande tristeza quando regressamos e metade das nossas plantas morreram à sede.
Isso já não precisa de acontecer mais. Se está a pensar investir numa maneira de deixar o seu jardim sempre verde e brilhante, mesmo na sua ausência, descubra, a seguir como o pode fazer, com ajuda técnica dos Jardins da Barra.
A importância de ter um sistema de rega automático
Quanto melhor ele parece melhor se sente, e isso faz com que deseje que ele esteja sempre em boas condições.
Para além de todos os requisitos necessários, há um que é o centro e fonte de toda a vida do seu jardim. A água é fundamental para a sobrevivência de toda a vida, e fornecer a quantidade de água adequada às suas plantas vai contribuir para o aspeto saudável delas.
Se conseguir manter o solo húmido a vegetação nele vai continuar viva e com bom aspeto. E a forma mais eficiente de o fazer é através de um sistema de rega.
Veja que este sistema traz ainda imensos benefícios.
A rega por gotejamento é mais eficiente que as regas por inundação ou aspersão, e poupa muito mais água, podendo poupar até 60% de água por utilização.
Quando o sistema é programado, torna-se mais cómodo nas épocas de verão quando as regas devem ser frequentes e mais do que uma vez ao dia ou quando não estamos em casa.
A rega é constante e homogénea, trazendo o mesmo nível de humidade ao solo e ás plantas não correndo o risco de inundar ou não regar suficiente uma área do seu jardim.
Por a rega ser igual para todas as partes, a perda de nutrientes é muito menor.
A forma mais comum de se montar um sistema de rega é debaixo do solo, embora as técnicas possam variar de acordo com os requisitos de tubagem ou os acessórios. De forma geral, deve-se seguir o seguinte processo de montagem: Abertura de valas para a tubagem: as dimensões devem respeitar o diâmetro dos tubos; Ligando os tubos e colocamos nas valas, com a devida proteção;